terça-feira, 17 de maio de 2011

PISTA PESADA PARA A DISPUTA DA 5ª ETAPA EM MONTE ALEGRE


DSCF1106A pista pesada e pilotos que sequer tiraram as suas motos de cima dos reboques foram a tônica da 5ª Etapa do Campeonato Zona Sul de Velocross na localidade de Monte Alegre, no município de São Lourenço do Sul neste último final de semana.
As chuvas que cairam durante quase toda a noite de sábado e madrugada de domingo, deixaram o terreno na pista bastante encharcado, mesmo assim os pilotos encararam as dificuldades e abriram a sessão de treinos, com o movimento das motos alguns pontos da pista viraram  um grande atoleiro, mas isso não foi o suficiente para tirar o ânimo dos pilotos.
As primeiras categorias a tomar os lugares no gate para abrir a 5ª etapa do Zona Sul de velocross foram as categorias VX4 e VX3 Nacional, Cézar Silva (Pelotas) venceu de ponta a ponta com Moisés Folha (Cristal) em segundo e Norton Souza (Pelotas) em terceiro, Moisés e Norton fizeram uma intensa disputa, chegando a estar andando colado no líder, mas a pista pesada dificultou as ultrapassagens, pela categoria VX4 Moisés Folha foi o vencedor com Gilvan Nizoli (Morro Redondo) em segundo e Lorimar Ribeiro (Bagé) em terceiro.
Na categoria VX3 Importadas, Rodrigo Volcan (Pelotas) fez uma ótima largada e venceu de ponta a ponta, mas a vitória não veio com facilidade, por duas vezes Cleo Gomes (Camaquã) rondou a liderança, mas acabou na segunda colocação, Vitor Paladini (Lajeado) foi o terceiro colocado.
Uma vitória marcou a volta de Cairo Amaral (Pelotas) ao campeonato Zona Sul de Velocross, Cairo largou na segunda colocação logo atrás de Eduardo Figueira (Bagé), os dois travaram uma grande disputa, até a moto de Dudu começar a apresentar problemas, caindo para as últimas colocações, Caio assumiu a liderança  e manteve até o final, Luciano Peres (Rio Grande) foi o segundo colocado, Luiz Weber (São Lourenço do Sul) foi terceiro colocado.
Maicon Munhoz provou que está focado na conquista do título de 2011 nas categorias Nacional e Força Livre Nacional, a vitória nas duas categorias começaram com duas largadas espetaculares, vencendo as duas categorias de ponta a ponta, a segunda colocação nas duas categorias foi de Diovane Anselmi, seu adversário direto na briga pelo campeonato, Eloy Xavier (S. Vitória do Palmar) fechou a trinca nas categorias Nacional e Força Livre Nacional ficando em terceiro nas duas.
A categoria 23occ foi sensacional, nem mesmo o barro tirou o brilho e dificultou as disputas entre Bruno Figueiredo (Candiota) e Frank Ávila (S. Vitória do Palmar), os dois fizeram uma ótima prova, a qual foi decidida apenas na última volta, Bruno largou na frente e parecia que não teria problemas, mas eles apareceram, Franck Ávila rondou a liderança, assumindo a três voltas do final após uma queda de Bruno, na terceira colocação ficou Fabrício Pacheco (Sentinela do Sul).
Outra categoria que foi decidida nas últimas curvas foi a VX2 , na largada Charles Oliveira (Camaquã) assumiu a liderença, junto com ele veio Fabrício Rosso (Pelotas), mesmo com o barro, os ritmo dos dois foi muito forte, até que na metade da terceira volta, uma queda deixou Charles para trás, Rosso assumiu a liderança , com ele dessa vez vieram Rodrigo Volcan e Kalepra (São Lourenço do Sul), os três travaram uma grande disputa, num erro de Rosso, Volcan assumiu a liderança, com isso Rosso foi atrás do prejuízo, mas não podia descuidar da retaguarda, pois Kalepra estava perto tentando a ultrapassagem, a vitória certa de Rodrigo foi por água a baixo nas últimas curvas, quando um erro o deixou na terceira colocação, Fabrício foi o vencedor e Kalepra o segundo colocado.
A história das provas serem decididas na última volta parecia uma regra na etapa de monte alegre, na categoria Estreantes B isso não foi diferente, depois da largada o que se viu foi uma quantidade incrível de quedas, até a bandeirada foram inúmeras, teve queda para todos os gostos, a vitória ficou durante toda a prova nas mãos de Rogério Esperança (Capão do Leão), mas na última volta André Bork (São Lourenço do Sul) levou a melhor e venceu a categoria, com Rogério em segundo e Dener Fonseca (Rio Grande) em terceiro.
Muitos pilotos abriram mão das últimas três categorias que seriam disputas, com isso as categorias VX1 e Intermediária  largaram juntas, mas nem mesmo pouca presença de pilotos no gate tirou o brilho ou amenizou a disputa pela vitória, Rodrigo Volcan (Pelotas) largou na frente e fez uma grande prova, mas sempre seguido de perto por Fabrício Rosso (Pelotas) e Kalepra (S. Lourenço do Sul), depois de quatro voltas Kalepra assumiu a liderança, mas depois de uma volta, Volcan reassumiu a primeira posição mantendo-a até final, Kalepra foi o segundo e Maurício Alvarez (Melo/Uruguai) foi o terceiro colocado.
As condições da pista forçaram o cancelamento das categorias Mirim A e Mirim B, como a pista pesada causou o desgaste de pilotos e equipamentos, muitos abriram mão de disputar a categorias Força Livre A, com  isso, houve o cancelamento da mesma por não ter o número mínimo de motos para alinhar no gate.
O resultado completo e a classificação após a 5ª etapa do campeonato serão divulgados ainda nesta semana no site da Arte&Fotos Racing.
A próxima etapa do Zona Sul de Velocross acontecerá no dia 5 de junho em local a ser definido ainda nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário