
O campeonato Zona Sul de Velocross chegou a sua sétima e penúltima etapa neste último final de semana na cidade de Pelotas. Os melhores pilotos da região abrilhantaram o evento proporcionando disputas eletrizantes nas dezesseis categorias disputadas, mais de 150 motos e 2.000 pessoas fizeram parte deste grande evento.
A Hot Sports promotora do campeonato,
fez a partir desta etapa, mudanças na condução dos eventos, entre eles a
abertura das inscrições na terça-feira (nas próximas etapas abrirá na
segunda-feira), dando oportunidade para que os pilotos possam fazer as
suas inscrições antecipada e com custo reduzido. Essa mudança surtiu
efeito ainda na terça-feira quando começaram a chegar as primeiras
inscrições. Visando dar mais rapidez e facilidade para os pilotos a
Arte&Fotos Racing em parceria com a Hot Sports, abriu na
quinta-feira a noite um link para inscrições ONLINE, onde o piloto pode
fazer a sua inscrição direto no site.
“A Arte&Fotos Racing surgiu com a
finalidade de ser um elo de ligação entre pilotos e promotores dos
campeonatos, nesse momento vimos a necessidade de abrir esse serviço que
vai ajudar tanto aos pilotos, quanto aos promotores dos campeonatos,
porém, precisamos contar com a colaboração e compreensão dos próprios
pilotos para que isso dê resultado.” – comentou André Charão,
proprietário e editor do site Arte&Fotos Racing.
O movimento começou intenso no sábado á
tarde, um grande número de pilotos participaram dos treinos livres. A
pista, que foi bastante trabalhada na quinta e sexta-feira, estava em
ótimas condições, somente os pilotos inscritos e com motos vistoriadas
participaram dos treinos, o serviço de som funcionou já na tarde do
sábado agilizando os treinos, que com isso, foram realizados dentro do
programado, a agilidade nos treinos e as boas condições da pista foram
motivos de elogios dos pilotos.
No domingo antes das oito horas da
manhã, o serviço de som já divulgava os horários dos treinos e pedia
agilidade para os pilotos fazerem ou confirmarem suas inscrições, sempre
lembrando que só participariam dos treinos livres e das provas os
pilotos que estivessem devidamente inscritos e com suas motos
vistoriadas. A programação começou praticamente no horário, a largada da
primeira categoria também ocorreu dentro do horário estipulado, assim
como a largada da última categoria.
“A meta que traçamos foi alcançada,
conseguimos fazer tudo dentro do programado, o sistema de inscrições
antecipada via email e SMS ajudavam, porém a divulgação no começo da
semana mudou o panorama e, agora com as inscrições Online no site da
Arte&Fotos Racing ajudará mais ainda, estaremos colocando o link das
inscrições Online no Blog da Hot Sports, no Blog do Mano e no site da
Kriativa nas semanas dos eventos. No entanto, precisamos para que
possamos continuar melhorando da ajuda dos pilotos para que isso
aconteça sempre de agora em diante. O Charão e eu conversamos bastante
sobre isso, temos a convicção que podemos chegar em futuro não muito
distante ao encerramento das inscrições no sábado, assim como é no
Gaúcho de Velocross.” – declarou Luiz Karnopp, diretor da Hot Sports.
Dentro da pista o clima esquentou,
muitos pegas, disputas eletrizantes e ultrapassagens sensacionais
fizeram o domingo valer a pena. Confira como foram as disputas em cada
categoria.

Não teve para ninguém nas categorias VX3 e VX 4 Nacional, o piloto da cidade de Pelotas Cézar Silva (Princesa Moto Peças) faturou as duas categorias de forma convincente e de ponta a ponta. Na largada da categoria VX3 Nacional a entrada da pista foi dividida com Hernani Bresolin/Piratini ( Auto Giro Motos/Pinus Piratini Madeiras) e Moisés Folha/Cristal (Posto Grill), antes mesmo de abrir a primeira volta Cézar conseguiu abrir uma boa vantagem deixando a briga pelas demais posições do pódio, Nilto Brignol/Pelotas (Gil Motos Racing-Tintas Farben-Dark Dog- Vedacit-Paris Free Shop) assumiu a segunda colocação, porém Arnaldo Vaz/Pelotas (Terê Lanches) que vinha logo atrás assumiu a posição após duas voltas, as três primeiras voltas foram alucinantes, as colocações dos pilotos eram alteradas com frequência, Norton Souza/Pelotas (Macro Atacado Krolow-Ferreira Interiores-Gil Motos Racing) chegou a brigar pelas primeiras posições, porém acabou abandonando após uma queda, Paulo Viero/Dom Pedrito (Tornisul) também chegou a brigar por um lugar ao pódio, mas acabou perdendo terreno, na metade da prova, tudo já estava quase definido, a não ser no pelotão da frente, com a briga entre Fabian Souza/S. Vitória do Palmar (Senna Motos-Jordan Sat), Matheus Costa/Jaguarão (Mariozinho Veículos) e Marcos Lourenço/Rio Grande (Posto da Quinta), Moisés Folha com problemas na moto caiu para as últimas posições. No final da categoria VX3 Nacional vitória de Cézar Silva, Arnaldo Vaz foi o segundo e mantém a liderança do campeonato com vinte pontes de vantagem para o segundo colocado Fabian Souza terceiro colocado na prova, Matheus o quarto e Marcos Lourenço o quinto colocado.
Na categoria VX4 Nacional novamente
vitória de Cézar Silva novamente de ponta a ponta, mesmo não
participando do campeonato com frequência, Cézar vem mostrando que não
perdeu o ritmo de prova. Rolnei Araújo/Arroio Grande (Rolnei Motos)
chegou assumir a segunda colocação, mas foi superado por Fabian Souza na
primeira volta, a briga ficou pela quarta colocação entre Paulo Viero,
Moisés Folha e Albio Oliveira, no final Fabian foi o segundo, Rolnei o
terceiro, Moisés Folha líder do campeonato foi o quarto e Paulo Viero o
quinto colocado. Moisés só não fatura o título se não conseguir laraga
na última etapa.

Pela terceira vez consecutiva Rodrigo Volcan/Pelotas (Extremme Suplementos-Volcan Performance-Borracharia Pedro Osório) venceu a categoria VX3, na largada Lauthério Brauch/S. Lourenço do Sul (Agafarma-Steins Malhas-Malharia Brasil-Willrich Malhas) assumiu a primeira colocação, após a primeira volta Volcan assumiu a liderança e aos poucos abriu uma boa vantagem sobre Lauthério, Armando Magalhães/Pelotas (Mini Mercado Rosso) veio em seguida em terceiro, Ricardo Gonçalves/Jaguarão (RG Motos) assumiu a terceira colocação duas voltas depois, Ângelo Dionello/Rio Grande (Mecânica Dionello-CR Motos) manteve a quarta colocação durante quase toda a prova, mas a três voltas do final foi superado por Claudia Gonçalves/Jaguarão (RG Motos) terminando em quinto, na segunda metade da prova Lauthério encostou no líder dando muito trabalho para Volcan fechar a prova em primeiro. O líder da categoria no campeonato é Lauthério Brauch que está nove pontos a frente do vice-líder Rodrigo Volcan.

Mais de 30 pilotos alinhados no gate garantiram a emoção na disputa da categoria Estreante A, assim que o largador foi acionado, Fábio Monteiro, o Boto/Rio Grande (Magnata Lavacar/Caio Pescados), assumiu a liderança, seguido bem de perto por Anderson Vaz/Cerro Grande do Sul e Dener Souza/Rio Grande (Alemão Preparações-Cleber Motos), a dinâmica da prova foi incrível, pilotos que estavam na frente em menos de duas voltas perdiam posições e passavam para o pelotão intermediário, no pelotão da frente, Glaucio Specht/São Lourenço do Sul (JR Moto Peças) líder isolado do campeonato, assumiu a segunda colocação, Michel Andrade/Dom Pedrito (Joel Motos-Lancheria e Pizzaria do Alemão) saiu do décimo sexto para o terceiro lugar, Jordan Souza/S. Vitória do Palmar veio na mesma balada e assumiu a quarta colocação, Felipe Lelis/Pelotas fechou o pódio na quinta colocação. Glaucio praticamente garante o título da categoria, precisando somente largar e terminar a prova entre os vinte primeiros colocados na próxima etapa.

Para quem está acompanhando o campeonato, percebe que a categoria Mirim vem crescendo a cada etapa, a participação de pilotos vem aumentando, principalmente nas etapas disputadas nas cidades de Pelotas e Rio Grande. Na largada da categoria Mirim A Mickael Teixeira/Capão do Leão largou na frente, Matheus Hernandes/Rio Grande (Mecânica Léo) veio logo atrás no segundo lugar com Erick “Buba” Bom Reis/Rio Grande (Caio Pescados-Cleber Pontes Preparações), após três voltas Matheus assumiu a liderança da prova e David Perse “Castelhano”/Capão do Leão (Beck Motos) assumiu a quinta colocação. No final vitória de Matheus com Mickael em segundo, Erick em terceiro, Arthur Barcelos/Capão do Leão (Mercado Costa) em quarto, David Perse fechou o pódio na quinta colocação. Com os resultados da última etapa, Matheus assumiu a liderança do campeonato com três pontos de vantagem para o vice-líder Mickael Teixeira.

O vencedor da categoria Força Livre A foi definida assim que o gate caiu, Franck Ávila/S. Vitória do Palmar (Gil Motos) assumiu a liderança da prova e não largou mais, o ritmo de Franck foi muito forte e a vitória veio de ponta a ponta, assim como o vitorioso, o segundo e o terceiro colocado foram definidos na largada, Alexandre Dal Bem/Ibiraraiaras (MI Metalúrgica-Casa das Tintas-Cereais Dal Bem) foi o segundo colocado e Marcos Lourenço/Rio Grande (Posto da Quinta) o terceiro colocado, no entanto a disputa entre os dois foi intensa e durou até a bandeirada de chegada. Bruno Figueiredo/Candiota de volta as pistas, conquistou a quarta colocação, Rodrigo da Cunha Dutra/Herval (Transpel Guinchos) fechou o pódio na quinta colocação. Com o resultado Franck mantém a liderança com uma boa vantagem sobre o vice-líder Marcos Lourenço.

A categoria VX2 também teve o vencedor conhecido assim que o gate caiu, Alisson Ott/Aceguá (Agropampa-Transclinao) assumiu a liderança da prova e, sem adversários pela frente tratou de acelerar forte para faturar a vitória de ponta a ponta, Guto Crizel/Pelotas (JA Transportes-Edinho Moto Peças-Volcan Preparações) que largou em segundo sofreu grande pressão de Fabríco Ferrari/Espumoso (Henz Comunicação-Casa dos Carimbos-Velinho Preparações) que contou com o erro de Guto para conseguir a ultrapassagem na terceira volta, Armando Magalhães/Pelotas (Mini Mercado Rosso), Tury Bender/S. Vitória do Palmar (Geosul), Anthoni Rey/Melo-Uruguai (Motoclub Frontera) vieram a reboque deixando Guto para trás, à partir daí Crizel forçou o ritmo, aos poucos os adversários ficaram para trás, o grande momento da prova ficou na disputa da terceiro lugar entre Guto e Anthoni Rey, os dois deram um verdadeiro show, a disputa teve direito a ultrapassagem numa curva e troco em outra, no entanto, o ritmo e a vontade de Guto parecia ser maior que a do uruguaio, Guto conquistou o terceiro lugar e ainda conseguiu se aproximar do segundo colocado, na penúltima volta, com a queda de Fabrício Ferrari, Guto assumiu a segunda colocação, com Anthoni em terceiro, Fabrício Ferrari em quarto e Tury na quinta colocação. Guto Crizel mantém a liderança do campeonato, dez pontos a frente do vice-líder Alisson Ott.

Mesmo alinhando no gate com o campeonato praticamente garantido nas categorias Nacional e Força Livre nacional, tudo levava a crer que a tarde não era de Diovane Anselmi/Morro Redondo (Nardele e Luciano Bombas Injetoras-Posto Charrua-Unitel Transformadores) e condição de favorito poderia ir pelos ares. Na primeira largada, na categoria Nacional, uma queda sensacional deixou Diovan Anselmi na última colocação, no entanto, a largada foi cancelada porque um piloto saiu na frente aproveitando que seu gate caiu antes da hora. Na nova largada Estevan Priestch/Pelotas (Priestch Auto Center-Edinho Moto Peças-CG Gomes Veículos-Equipe ACAM) saiu na frente seguido por Eslon Heling/Canguçu (Super Big House-Garça Preparações), o líder do campeonato Diovane Anselmi novamente largou na última colocação, Estevan e Eslon abriram uma boa vantagem sobre os demais pilotos o ritmo dos dois foi intenso, Eloy Xavier/S. Vitória do Palmar (Floricultura Xaxá) na terceria colocação tentou acompanhar o ritmo dos líderes, vindo como um foguete Diovane ficou entre os dez primeiros colocados antes de completar a primeira volta, três voltas depois já era o quarto colocado, lá na frente a situação começava a ficar ruim para Estevan, problemas na moto causaram a perda da liderança e a queda para a décima quinta à quatro voltas do final, uma volta depois Eslon perdeu a liderança para Diovane que venceu a prova fazendo uma extraordinária prova de recuperação, Eslon foi o segundo colocado, Eloy o terceiro, Charles Oliveira/Camaquã (Tormec) foi o quarto colocado e Rogério Bruno/Capão do Leão (Beto Moto Peças-Auto Giro Retífica-Desmanche do Maicon-Casa de Carnes Manke-Supermercado Rosa-Turbo Net-Márcio Multimarcas) fechou o pódio na quinta colocação. Diovane só não conquista o título na categoria Nacional se acontecer uma tragédia na última etapa, são vinte e três pontos a frente do segundo colocado.
Na categoria Força Livre Nacional a
situação foi diferente, com uma largada perfeita Diovane venceu a prova
de ponta a ponta, Cézar Silva/Pelotas (Princesa Moto Peças) deu trabalho
no começo da prova, porém o ritmo forte de Diovane falou mais alto,
ficando com a segunda colocação, Franck Ávila/S. Vitória do Palmar (Gil
Motos), não fez uma boa largada, mas conseguiu uma boa recuperação e
terminou na terceira colocação, Fabian Souza/S. Vitória do Palmar (Senna
Motos-Jordan Sat) foi o quarto colocado e Alexandre Dal Bem/Ibiraiaras
(MI Metalúrgica-Casa das Tintas-Cereias Dal Bem) fechou o pódio na
quinta colocação. Com mais essa vitória na categoria Força Livre
Nacional Diovane garantiu título de campeão com uma etapa de
antecedência, agora só fica por mais uma vitória na última etapa para a
conquista ser com 100% de aproveitamento.

A categoria Intermediária não contou com a presença do líder e campeão antecipado da categoria Fabrício Ferrari/Espumoso (Henz Comunicação-Casa dos Carimbos-Velinho Preparações), Fabrício sofreu uma lesão depois de uma queda no final da categoria VX2. Depois de fazerem uma grande disputa na categoria VX2, os olhares ficaram para Guto Crizel/Pelotas (JA Transportes-Edinho Moto Peças-Volcan Preparações) e Anthoni Rey/Melo- Uruguai (Motoclub Frontera), Guto assumiu a liderança na largada com Anthoni logo atrás na segunda colocação, desta vez a vantagem foi inteira de Guto que começou a abrir vantagem volta a volta e escrever sua vitória de ponta a ponta, Anthoni foi o segundo, Tury Bender/S. Vitória do Palmar (Geosul) o terceiro, Roger Costa/Jaguarão (Mariozinho Veículos) foi o quarto colocado, Claudia Gonçalves/Jaguarão (RG Motos) fechou o pódio na quinta colocação.

A categoria 230cc tem novo líder, Charles Oliveira/Camaquã (Tormec Máquinas) assumiu a liderança da categoria após vencer a sétima etapa de ponta a ponta. Na largada Charles não deu mole para ninguém e assumiu a ponta da prova, Alexandre Dal Bem/Ibiraiaras (MI Metalúrgica-Casa da Tinta-Cereais Dal Bem) veio logo atrás na segunda colocação, os dois mantiveram as posições até o final sem contato direto para a disputa da liderança, Matheus Selayaran/Rio Grande (Moto Jeans Guanabara) chegou a ocupar a terceira colocação, mas foi superado por Franck Ávila/S. Vitória do Palmar (Gil Motos), que além de não fazer uma boa largada perdendo muito tempo ao se enroscar com um piloto do pelotão intermediário a curva de baixa, e por Rogério Bruno/Capão do Leão (Beto Moto Peças-Auto Giro Retífica-Desmanche do Maicon-Casa de Carnes Manke-Supermercado Rosa-Turbo Net-Márcio Multimarcas) que assumiu a quarta colocação, Selayaran terminou a prova na quinta colocação. Charles ficou com boa vantagem de doze pontos sobre o vice-líder Fernando Machado/Rio Grande (Caio Pescados-Joana D’Arc), o campeão será definido na última etapa.

Gate cheio para a disputa da categoria Promocional, na largada Johny Crizel/Rio Grande (Sulito) assumiu a liderança da prova e não largou mais, ou melhor, largou quando não poderia, nas duas últimas voltas, Anderson Vaz/Cerro Grande do Sul que largou na quinta colocação foi ganhando terreno e aos pouco conseguiu superar os seus concorrentes chegando a segunda colocação, nas duas últimas voltas foi com tudo para tentar ultrapassar o líder, o que acabou acontecendo, Márcio Timm/Pelotas (Paulinho Moto Peças-Mecânica Pizzaro)saiu do sétimo lugar para cruzar a linha de chegada na terceira colocação, Guilherme Ribeiro/Pelotas (Eletro Mecânica Horizonte-Pizarro Motos) foi o quarto colocado e Carlos Feijó/Pelotas (Primitiva Serigrafia-Impressão Radical Serigrafia) fechou o pódio na quinta colocação.

A disputa da categoria Mirim B foi uma das grandes surpresas da etapa, na largada Felippe Menuzzi/Dom Pedrito (Joel Motos e Preparações-Terramar Terraplanagem) assumiu a liderança com Kamila Rocha/Chui (Rodotrans-Restaurante Mariela-Associação Comercial do Chui-Prefeitura Municipal do Chui) logo atrás, Jordan Souza/S. Vitória do Palmar (Senna Motos-Jordan Sat) assumiu a segunda colocação na segunda volta e começou a pressionar Felippe, a pressão deu certo na quarta volta quando o líder errou o ponto de freada na curva de baixa, Jordan aproveitou e assumiu a liderança trazendo junto Kamila Rocha, duas voltas depois Felippe já era o segundo e partiu para cima do líder, agora era a vez de Felippe fazer pressão em busca da liderança da prova, na metade da prova Kamila encostou de vez nos líderes, Jordan abandou a prova depois de uma queda, à partir daí o que se viu foi uma espetacular disputa entre Felippe e Kamila que chegaram a ficar mais de uma vez lado a lado na briga pela vitoria, nas duas últimas voltas a experiência do pedritense na parte travada da pista fez a diferença, vitória para Felippe Menuzzi, Kamila em tarde pra lá de inspirada foi a segunda colocada, Matheus Hernandes/Rio Grande (Mecânica do Léo) foi o terceiro colocado, Mickael Teixeira/Capão do Leão foi o quarto colocado e Bruno Budes/Rio Branco-Uruguai (La Potencia Disco) foi o quinto colocado. Com esse resultado Kamila abre quarenta e um pontos do vice-líder Felippe Menuzzi e, praticamente garante o título do campeonato.

A vitória na categoria Estreante B passou pelas mãos de quatro pilotos, na largada Dener Souza/Rio Grande (Alemão Preparações-Cleber Motos), largou na frente, porém, antes de completar a segunda volta Glaucio Specht/São Lourenço do Sul (JR Moto Peças) já estava na liderança da prova, Dener ficou com a segunda colocação, porém, problemas na moto forçaram o abandono da prova, Michael Joe/Rio Grande (Moto Mecânica Amazonas) assumiu a segunda colocação com Fábio Monteiro/Rio Grande (Magnata Lavacar/Caio Pescados) em terceiro, Fábio foi com tudo para o ataque e em duas voltas já estava na liderança, Coyote aproveitou o embalo e aumentou o ritmo assumindo novamente a segunda colocação, deixando Glaucio em terceiro, tudo parecia definido, no entanto, na última volta, ou melhor, na última curva, Fábio tentou a ultrapassagem em um retardatário pela parte de dentro, o choque e a queda foram inevitáveis, com isso a vitória caiu nas mãos de Coyote que vinha logo atrás, Fábio Monteiro foi o segundo, Glaucio o terceiro, Michel Andrade/Dom Pedrito (Joel Motos e Preparações-Lancheria e Pizzaria do Alemão) foi o quarto colocado e Jordan Souza/S. Vitória do Palmar (Senna Motos-Jordan Sat) foi o quinto colocado. Com esse resultado Michael Coyote, vice líder do campeonato diminui a diferença para o líder Fernando Machado para onze pontos, deixando a definição do campeão para a última etapa.

Rodrigo Volcan/Pelotas (Extremme Suplementos-Volcan Performance-Borracharia Pedro Osório) definiu a categoria VX1 assim que o gate caiu, com uma ótima largada Rodrigo assumiu a ponta seguido de perto por Alisson Ott/Aceguá (Agropampa-Transclinao, na segunda volta Lauthério Brauch/S. Lourenço do Sul (Agafarma-Steins Malhas-Malharia Brasil-Willrich Malhas) assumiu a segunda colocação trazendo junto na mesmo embalo Guto Crizel/Pelotas(JÁ Transportes-Edinho Moto Peças-Volcan Preparações), Lauthério imprimiu ritmo muito forte conseguindo encostar no líder, durante cinco voltas ele tentou de alguma forma superar Rodrigo, no entanto, uma queda na entrada de uma curva pôs fim as pretensões de Lauthério, Guto assumiu o segundo lugar e Alisson o terceiro, Anthoni Rey/Melo- Uruguai (Motoclub Frontera), o quarto lugar e Ricardo Gonçalves/Jaguarão (RG Motos) o quinto lugar, após duas voltas a prova foi encerrada com a bandeira vermelha. Volcan está na liderança da categoria com 21 pontos a frente do vice-líder Alisson Ott.
Clique aqui e confira as fotos da etapa.
A oitava e última etapa do campeonato Zona Sul de Velocross 2012 será realizada em Dom Pedrito no dia 15 de julho.
Texto e fotos: André Charão
Nenhum comentário:
Postar um comentário