segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sucesso na abertura do Zona Sul de MX Amador na Picada das Antas

Dom, 06 de Maio de 2012 12:02   
IMG_0780Teve início nesta última terça feira dia 1º de maio, no feriado do Dia do Trabalho, o campeonato Zona Sul de Motocross Amador, mais de 100 pilotos de várias cidades da Zona Sul e também do Uruguai invadiram a localidade de Picada das Antas, no interior do município de São Lourenço do Sul.
O evento superou as expectativas da Hot Sports, promotora do campeonato e do Trilha Clube Lourenciano, organizadora da primeira etapa. Segundo Luiz Karnopp, diretor da Hot Sports, a primeira etapa foi uma grande surpresa pela qantidade de pilotos inscritos. "-O início da competição foi surpreendente, claro que o fato de ter sido na Picada das Antas ajudou e muito para termos um grande presença de pilotos, porém, muitos pilotos gostaram da ideías de termos novamente um campeonato de motocross e jáconfirmaram presença nas próximas etapas."- comentou Karnopp
Já para o coordenador da etapa em Picada das Antas e membro do Trilha Clube Lourenciano, João Henrique, o Mano, a grande presença dos pilotos, além de ser uma mostra de que os pilotos querem experimentar uma modalidade diferente das que são realizadas na Zona Sul, mostra que o trabalho desenvolvido na Picada das Antas desde de 2005 está ganhando um grande reconhecimento. "- O motocross amador na Picada das Antas está ganhando força, nosso trabalho vem ganhando reconhecimento, a presença de pilotos supera as nossas expectativas a cada ano, sei que isso aumenta a nossa responsabilidade de melhorar cada vez mais e, vamos melhorar com certeza." – sentenciou João Henrique.
Dentro da pista os pilotos deram um verdadeiro show, o nível técnico e o grande número de pilotos inscritos foram os pontos altos. Na categoria Nacional houve a necessidade de serem feitas baterias classificatórias devido ao grande número de pilotos inscritos, nas categorias Importadas contaram com cerca de 20 motos na categoria MXPró.
As disputas em cada categoria foram intensas, os pegas foram constantes, não somente valendo pelo primeiro lugar, mas valendo por todas as posições, as disputas aconteceram até pela penúltima colocação, ninguém queria chegar na última colocação logo na primeira etapa.
Apesar das intensas disputas, tivemos poucos acidentes, porém, um deles teve grande importância, Mauricio Alvarez (Melo/Uruguai) sofreu um acidente considerável, saindo da pista e levado para o hospital da cidade inconsciente, o atendimento da equipe de socorro foi eficiente, a presença de apenas uma ambulância e um veículo adaptado, acende um sinal de alerta para as próximas etapas, a locomoção de pilotos em carros adaptados é válida, no entanto não é a recomendada, claro que sabemos que isso é uma questão administrativa do executivo municipal, porém, é necessário, também por parte do executivo municipal dar uma atenção maior ao evento que entre participantes e espectadores reúne quase sete mil pessoas.
Os vencedores
O público vibrou a cada largada e comemorou cada vitória como se fosse a sua própria vitória. Confira os vencedores de cada categoria.
IMG_1123Categoria 50, 65 e 85cc
Entre a nova geração de pilotos, as categorias 50cc, 65cc e 85cc largaram juntas, o grande vencedor foi Felippe Menuzzi (Dom Pedrito), que em uma prova que andou muito forte, mostrou que poderia estar andando com os pilotos grandes, caiu nas graças do púbico vencendo as categorias 65 e 85cc de ponta a ponta, Matheus Hernandes (Rio Grande) estreou no motocross com um grande desempenho para um iniciante chegando na segunda colocação, Mikael Teixiera (Capão do Leão) foi o terceiro colocado, na categoria 85cc Kevin Sauthier (Novo Hamburgo) foi o segundo colocado e Leonardo Lemes Jr. (S. Vitória do Palmar) foi o terceiro colocado. Na categoria 50cc o vencedor foi Bernardo Müller (Candiota).
IMG_00001_52Categoria MX3 Nacional
Na largada da categoria MX3 Nacional, o piloto Edson Furich (Candiota) faturou o Holeshot, porém, antes mesmo de completar a primeira volta foi ultrapassado por Moisés Folha (Cristal), que andou muito forte e teve um ótimo desempenho nos saltos, onde abria vantagem sobre os concorrentes, Moisés venceu a prova praticamente de ponta a ponta, Paulo Aires (S. Lourenço do Sul) assumiu a segunda colocação na metade da priva e não largou mais, Paulo Azevedo (S. Lourenço do Sul) foi o terceiro colocado, Fabiano Souza (S. Lourenço do Sul) foi o quarto colocado e Edson Furich fechou o pódio na quinta colocação.
IMG_0826Categoria MX3 Importadas
Quanto ao vencedor da categoria MX3 Importadas, podemos dizer que a vitória da categoria "caiu" nas mãos de Cleomenes Gomes (Camaquã), isso porque, desde a largada, Rodrigo Volcan (Pelotas) fez o Holeshot se manteve na liderança durante quase toda a prova, Cleomenes que largou logo atrás de Volcan foi a sombra do líder, a disputa nas segunda metade da prova foi praticamente palmo a palmo, Volcan que ainda corre reuperando-se de uma fratura que teve na mão levou muita pressão de Cleomenes, na penúltima volta a pressão de Cle deu certo, na penúltima volta Rodrigo caiu a poucos metros do arco de chegada deixando a liderança para o piloto de Camaquã, um pouco mais atrás a briga era entre Cleber Pontes (Rio Grande) e Eduardo Timmballa (S. Lourenço do Sul), a história dos dois na prova foi quase igual a dos dois primeiros colocados, depois de um forte pressão Cleber caiu e Timmballa assumiu a terceira colocação, Lauthério Brauch (S. Lourenço do Sul) que caiu na largada e teve que fazer uma prova de recuperação foi o quarto colocado e Joel Machado (Dom Pedrito) que estreou na categoria e mostrou que vai dar trabalho foi o quinto colocado.
IMG_1202Categoria Nacional A
Na categoria Nacional A Glaucio Specht (S. Lourenço do Sul) fez o Holeshot e assumiu a ponta da categoria, Lieger Aldrighi (Canguçu) veio logo em seguida na segunda colocação. Os dois abriram uma boa vantagem sobre os demais pilotos, a disputas entre os dois pilotos foi grande, três voltas antes do final Lieger vai com tudo para cima de Glaucio e assumi a liderança para levar a bandeirada da vitória,  Gláucio termina em segundo, Daniel Garça (Canguçu ) foi o terceiro colocado, Cairo Sheling (Canguçu) foi o quarto colocado e Fabiano Souza (S. Lourenço do Sul) o quinto colocado.
IMG_0129Categoria Nacional B
Diferente da categoria Nacional A, a categoria Nacional B foi disputada em duas baterias e, nas duas baterias o que não faltou foi emoção. Na primeira bateria, a disputa começou quente, depois de fazer o holeshot, Charles teve trabalho para segurar o ânimo de Eslon Heling (Canguçu), os dois proporcionaram ao público uma grande disputa pela vitória, no entanto, Charles soube segurar muito bem o ânimo de Eslon e venceu a prova de ponta a ponta, Eslon foi o segundo, Erton Müller (Candiota) foi o terceiro colocado, Moisés Folha (Cristal) o quarto colocado e Felipe Pereira (Tapes) completou o pódio na quinta colocação. Na segunda bateria a briga pela liderança começou quentíssima, na entrada da primeira mesa, quatro pilotos entraram e saltaram lado a lado deixando o público com aquele friozinho na barriga , Jaison Nunes (Pelotas) em uma grande largada faturou o Holeshot, porém, não teve a mesma sorte durante a prova, uma queda na primeira volta o deixou em último tendo que fazer uma prova de recuperação, lá na frente Erton Müller chegou a liderar a prova por três voltas, mas Eslon Heling em ritmo muito forte assumiu a liderança da prova na quarta volta para levar a a bandeirada da vitória, Charles Oliveira foi o segundo colocado, Moisés Folha o terceiro, Erton terminou em quarto e Jonatas Kivieskas (Gravatai) foi o quinto colocado. Na soma das duas baterias, Eslon foi o grande vencedor da categoria, Charles ficou com a segunda colocação, Moises Folha ficou com a terceira colocação, Erton Müller foi o quarto colocado e Jonatas Kivieskas ficou com a quinta colocação.
IMG_0468Categoria Força Livre Nacional
A categoria Força Livre Nacional foi disputa em duas baterias, na primeira bateria a grande disputa que se desenhou foi entre Charles Oliveira (Camaquã) que fez o Holeshot e assumiu a ponta com Eslon Heling (Canguçu) na segunda colocação, a briga entre os dois durou pouco mais de uma volta quando Eslon caiu e abandou a prova com problemas na moto, melhor para Charles que seguiu firme e forte na ponta e Moisés Folha (Cristal) que assumiu a segunda colocação, Erton Müller (Candiota) foi o terceiro, Lieger Aldrighi (Canguçu) o quarto e Felipe Pereira (Tapes) que fez sua estreia no motocross foi quinto colocado. Na segunda bateria a esperada disputa aconteceu, na largada Erton Müller fez o Holeshot, porém, Charles assumiu a liderança antes da primeira volta, Eslon Heling veio junto com ele e assumiu  a segunda colocação, os dois fizeram uma grande briga pela vitória que ficou com Heslon na metade da prova após uma grande ultrapassagem em cima de Charles, que ficou com o segundo lugar, Erton novamente ficou na terceira colocação, Moisés Folha foi o quarto colocado e Lieger foi o quinto colocado, na soma das baterias a vitória na categoria ficou com Charles Oliveira, Erton Müller foi o segundo, Moisés Folha o terceiro, Lieger Aldrighi o quarto e Felipe Pereira o quinto colocado na categoria.
IMG_1338Categoria MX2
Disputada em duas baterias a categoria MX2 teve um único vencedor nas duas baterias, Vinícius Perazzo (Rio Grande) com duas vitorias de ponta a ponta, foi o grande vencedor da categoria, a briga ficou nas quatro posições restantes do pódio, na primeira bateria Weslen Gomes (Camaquã) foi o segundo colocado, Fabrício Ferrari (Espumoso) foi o terceiro colocado, Anthoni Rey (Melo/Uruguai) foi o quarto colocado e Alcides Bistrot "Tocão" foi o quinto colocado, já pela segunda bateria, Ricardo Bammann "Cadinho" (São Lourenço do Sul) foi o segundo colocado, Weslen foi o terceiro, Fabrício foi o quarto colocado e Anthoni terminou na quinta colocação. Na soma dos resultados, Vinícius foi o vencedor da categoria, Weslen Gomes foi o segundo colocado, Fabrício Ferrari ficou na terceira colocação, Ricardo Bammann foi o quarto colocado e Anthoni Rey fechou o pódio da categoria na quinta colocação. 
IMG_1580Categoria MX Gold
A volta de Maycon Rotta (Chuy/Uruguai) as pistas do Rio Grande do Sul não poderia ter sido melhor, depois de sofrer um acidente onde perdeu um dedo, Maycon mostrou que está em boa forma e focado na competição que promete levantar o nível do motocross na Zona Sul. A categoria MX Gold também foi disputada em duas baterias. Na primeira bateria  Maycon teve uma vitória "tranquila", pois o segundo colocado Vinícius Perazzo (Rio Grande) que volta as pistas, ao que parece de forma definitiva após passar um tempo afastado, sentiu a falta de ritmo e não quis forçar logo na primeira bateria, Ricardo Bammann (S. Lourenço do Sul) foi o terceiro colocado, Eduardo Timmballa (S. Lourenço do Sul) foi o quarto colocado e Lauthério Brauch (S. Lourenço do Sul) fechou a primeira bateria na quinta colocação. Na segunda bateria a situação foi muito diferente para Maycon, a vitória veio, porém, as dificudades impostas por Vini Perazzo foram grandes, a ponto dos dois pilotos entrarem lado a lado na curva da chegada, onde Rotta levou um pequena vantagem para conquistar a segunda vitória que lhe deu o primeiro lugar na categoria, Vini Perazzo com a segunda colocação na bateria terminou em segundo na soma dos resultados, Eduardo Timmballa foi o terceiro colocado na bateria e ficou com a terceira colocação na soma dos resultados, Anthoni Rey (S. Lourenço do Sul) foi o quarto colocado na bateria, na soma dos resultados ficou na quarta colocação na categoria e Weslen Gomes (Camaquã) foi o quinto colocado na bateria e foi o quinto colocado na categoria.
A próxima etapa do campeonato Zona Sul de Motocross Amador acontece na cidade de Santa Vitória do Palmar no dia 10 de junho, a Hot Sport lembra que a premiação em dinheiro não faz parte da premiação do campeonato, a premiação em dinheiro que foi entregue na primeira etapa foi oferecida pelo Trilha Clube Lourenciano e Comunidade de Picada das Antas e valeu só para essa etapa.
Texto e fotos: André Charão

Nenhum comentário:

Postar um comentário